22 de dez. de 2010

Tecnobrega

Surgido em Belém do Pará no início desta década, o tecnobrega e suas variações, como o tecnomelody, é uma síntese da mistura da música eletrônica e da cultura de DJs com a canção romântica brasileira, o pop internacional, o calypso e outros ritmos tradicionais do norte do país.
O principal meio de divulgação do gênero são as festas organizados pelas “aparelhagens”, equipes de som que competem pela atenção do público tanto por meio do áudio como com cenários de palco mirabolantes e shows de efeitos especiais e iluminação.

Levando às últimas consequências o mote do “faça você mesmo”, o tecnobrega passa longe da indústria fonográfica. Os sucessos são produzidos rapidamente, em estúdios caseiros, e utilizam frequentemente samples e melodias de canções de sucesso --como "Billie Jean", de Michael Jackson. A distribuição então é feita por meio de uma espécie de pirataria autorizada em que as faixas são distribuidas aos camelôs locais, que as vendem ao público a preços populares na forma de coletâneas em CD-R.
Entre os destaques do tecnobrega estão nomes como Banda AR-15, Viviane Batidão, Gabi Amarantos, Bruno e Trio dentre outras
As aparelhagens de maior destaque são: Rubi, Super Pop, Tupinambá e Mega Principe Negro
musicas pra baixar
Banda AR-15
Banda Katrina